sábado, 7 de junho de 2008

Editorial: Manifesto aos trabalhadores e trabalhadoras da Whirpool



É com orgulho e sentimento de revolta que voltamos a editar o jornal clandestino operário Rádio Peão.


Depois de alguns anos parados por perseguições e demissões em massa de vários companheiros, o que acabou por enfraquecer nossas bases, a Rádio Peão, um informativo oposicionista do sindicato Sinditherme volta a operar.


Não poderíamos mais ficar de braços cruzados vendo as barbaridades que se sucedem ano a ano e que vem se agravando com o passar do tempo. Viemos por este informativo proclamar a todos os trabalhadores a se unir a uma causa que é mais que justa: a de derrubar o sindicato pelego e mentiroso “Sindiverme” e construir um sindicato forte, independente e de orientação operaria, não-patronal.


E porque um sindicato forte, independente e de orientação operaria, não-patronal?


Porque somente um sindicato independente de partidos políticos e não atrelado aos patrões pode garantir as reivindicações da massa operária, visto que hoje a maioria dos sindicatos nacionais está controlada pelo corporativismo patronal e pelo estado com seus respectivos partidos políticos.


Vejam nossa situação atual: temos um sindicato inexpressivo, que não tem a mínima comunicação com os trabalhadores e nem de longe luta por um salário digno e por outros interesses como melhorias nas condições de trabalho, entre outras questões de interesses imediatos.


Estes senhores que hoje compõem o sindicato devem ser vistos e tratados como inimigos dos trabalhadores, por se tratarem de uma casta burocrática que permanece no poder sem avaliação operária e eleições para seus respectivos cargos.


Minimamente o que estes burocratas fazem é dar uma sensação mínima de democracia aos operários fazendo votações vergonhosas que independente da escolha é sempre bom para os interesses financeiros da empresa. Quantas eleições vergonhosas tivemos para escolha de folgas na troca de feriados que só resultaram em lucro para acionistas e brigas para os operários? Quantas falsidades e falta de vergonha na cara estes senhores tem levado como pauta de reivindicações salariais aos trabalhadores?


Eles não têm a mínima ousadia para reivindicar porque quem manda é a empresa, e seus cargos dependem dos patrões para continuarem no poder. Diante de tudo isto o que os burocratas do sindicato fazem é simplesmente ouvir a empresa e dizerem “Amém”.


O sindicato nunca chamou os trabalhadores para uma assembléia para discutir com os operários salários ou qualquer outra proposta. Nunca convocaram os trabalhadores para uma greve diante da recusa de reivindicações trabalhistas. Aliás, é pedir muito para um sindicato patronal promover uma chamada para uma paralisação e fazer uma greve.


É por estas e muitas outras razões que queremos construir uma nova etapa na história desta empresa, uma história de luta que promova vitórias para os trabalhadores e que traga melhoria nas condições de vida para todos.


Para esta nova etapa de lutas é preciso a união de todos. Este informativo não chegara a mão de todos, por isso pedimos que ele seja lido e passado adiante para outros companheiros, ao certo a recebermos estes panfletos devemos guardar em lugar seguro e lido de preferência em nossa casas para garantir a segurança de cada um, visto que em outras oportunidades a empresa censurou os panfletos e promoveu terrorismo com reuniões alertando contra os oposicionistas.


Queremos a colaboração e união de todos: seja para repassar as informações ou colaborar com textos e notícias sobre vários temas de nosso cotidiano como abuso de autoridade, assédio moral ou mesmo simples demonstração de repúdio à atual administração patronal, junto a seu braço sindical pelego.


Mandem e-mail para radiopeaoindependente@gmail.com ou acesse www.radiopeaoindependente.blogspot.com . Sua informação estará segura e sigilosa. Colabore e construa uma nova etapa na história de nossas vidas.




Nenhum comentário: