sábado, 7 de junho de 2008

PPR 2006: vale à pena lembrar


Voltemos ao ano de 2006 para lembrar uma data importante na história da luta dos trabalhadores nessa empresa. Um ano que era declarado pelos administradores da empresa como um dos piores da sua história: perdas de mercado, dólar baixo, matérias-primas altas. Vários eram os indicadores negativos levantados pela empresa.

Diante de muitas demissões e vários outros problemas veio a noticia mais assustadora que já se havia tido ouvido falar na Multibrás S.A., hoje atual Whirlpool Corporation: a empresa não iria pagar o PPR 2007 por falta de dinheiro. A empresa, segundo administradores, estava no vermelho e não tinha condições de arcar com o pagamento de participação de lucros.


A revolta tomou conta dos trabalhadores que vendo tamanha mentira e ganância tomavam de artifícios radicais para manifestar sua indignação,


E sua principal ferramenta de canalizar esta revolta foi o surgimento da Radio Peão, um informativo panfletário que se levantou como voz e ferramenta de protesto e organização da massa operária na empresa.


Com a Rádio Peão foi possível saber a dimensão do roubo que a empresa nos submetia – e ainda submete. Com a ajuda do Sindicato de Limeira de São Paulo, levantamos os números que contradiziam a falsa recessão e abolição do PPR por falta de divisas.


Essa movimentação ajudou a divulgar a greve e a luta dos companheiros trabalhadores/as da Unidade São Paulo que, organizados sindicalmente, paralisaram a fábrica em uma greve exemplar que se manifestou reivindicando o PPR, segundo dados do sindicato.


A Rádio Peão manifestava pelo jornal depoimentos dos trabalhadores/as que, naquela época – mas também ainda hoje – sofriam abusos como assédio moral, horas extras obrigatórias, revezamentos entre muitas questões que os operários sofriam na fábrica.


A Rádio Peão foi fundamental na eclosão de uma revolta que tomou corpo e se espalhou pela fábrica resultando em protestos por todos os lados, como em pixações nos banheiros trazendo frases de protestos como fora “JJ ladrão, queremos nosso PPR”, “O PPR foi pelo cano do vaso”, entre muitos outros que não paravam de aparecer nas paredes dos banheiros da empresa como expressão de revolta.


Houve vaias e gritos de protestos em reuniões de dirigentes da empresa como a famosa vaia ao diretor JJ, que por um bom tempo não deu as caras na fábrica e o ajudou a repensar sua atitude gananciosa de saquear os trabalhadores.


Toda aquela panela de pressão ameaçava explodir: São Paulo saia vitoriosa em sua greve forçando os ladrões a cederem e pagar a participação de lucros e barrar as demissões naquela fabrica.


A unidade Joinville temendo o mesmo exemplo por aqui com uma paralisação e greve, cedeu anunciando um calunioso empréstimo emergência para fim de saldar o PPR daquele ano aos trabalhadores da Multibras S.A.


Esta grande vitória – que não pode jamais ser esquecida – deve ser combustível a reavivarmos o espírito combativo e insurgente dos trabalhadores hoje na Whirlpool Corporation, que vive momentos difíceis e que se não combatermos irão piorar e deteriorar ainda mais nossa situação de trabalho e de vida.


Devemos nos unir em uma causa que é para o bem de todos, pois se não nos unirmos e ficarmos esperando pelo sindicato patronal ou por políticos nada mais vai acontecer a não ser piorar.


Para tanto é necessário união para uma construção de um sentimento de fraternidade entre os trabalhadores/as, trabalhadores/as que compõem a maioria de operários/as nesta fábrica, trabalhadores/as explorados e oprimidos por uma política monstruosa e injusta que insiste em tentar nos dividir.


*Grégorio Mendes-Trabalhador e comentarista da Rádio Peão.





Nenhum comentário: